30 Jan 19
Placa Bacteriana

Placa bacteriana

Placa bacteriana. Cuidar dos dentes é essencial para a saúde da nossa boca. Dentes limpos previnem doenças bucais graves e protegem os dentes de bactérias. Na odontologia a placa bacteriana também é conhecida por biofilme que refere-se a aglomeração de bactérias na superfície dentária sendo ela o causador da cárie e a gengivite, se não for removida diariamente ela endurece e forma o q chamamos de tártaro. Confira: Gengivite – Causas, sintomas e tratamento

Dentre as bactérias de se localizam na boca a Streptococcus mutans é a que mais se destaca por ser resistentes a um meio ácido encontrado na cavidade oral de quem ingere frequentemente açúcar, metabolizando o açúcar e sintetizando os ácidos que atuam nos dentes resultando em cáries.

Enquanto o biofilme não se tornou tártaro, é possível remove-lo através da higiene bucal, depois que o tártaro é formado.

Mas como evitar a formação da placa bacteriana?

Escove bem os dentes por no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as refeições para removê-la de todas as superfícies dos dentes.

Faça uso do fio dental diariamente, pois ele remove a placa entre os dentes onde a escova não alcança.

O enxaguante bucal auxilia na limpeza da boca, protegendo os dentes com flúor e eliminando as placas. Use diariamente.

Limite a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido, especialmente os que grudam no dente, pois a difícil remoção pode provocar acumulo de comida que resulta em placa bacteriana.

Vá regularmente ao dentista para fazer limpeza e exames nos dentes, caso seja necessário fazer raspagem para remoção do tártaro e da placa o dentista, fará. O importante é manter os dentes limpos e saudáveis, sem nenhuma complicação ou dor. Ir ao médico constantemente irá prevenir que qualquer doença bucal apareça, e se aparecer, ela pode ser tratada já no inicio.

Comente!

Assuntos relacionados

© 2020 - Cheia de Charme