11 Dez 18
Gengivite – Causas, sintomas e tratamentos

Gengivite - Causas, sintomas e tratamentos

Gengivite – Causas, sintomas e tratamentos. É uma doença periodontal que é causada por uma inflamação infecciosa que altera os tecidos de sustentação dos dentes, se não for tratada corretamente pode haver perda dos dente isso é chamado de periodontite . O acúmulo de placa bacteriana ao longo do tempo pode causar gengivite, a má higienização bucal causa problemas graves, a placa é uma das maiores causas das cáries, sendo formada por bactérias ela é como um muco que se aloja na parte exterior do dente causada por resíduos de alimentos. Se ela não for removida ela se endurece e vira o tártaro.

A placa e o tártaro irritam a gengiva, deixando-a inchada e sensível, a escovação excessiva e o uso rigoroso do fio dental pode causar danos a gengiva resultando em gengivite. Há casos que a gengivite é indolor e imperceptível, a gengiva adquire coloração avermelhada e sem brilho, causando sangramento. O sangramento é o fator inicial de alerta que mostra que algo em sua gengiva está errado e precisa ser tratada por um especialista.

Fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento da inflamação são:

Fumo
Má higienização bucal
Diabetes
Deficiências nutricionais
Aparelhos bucais mal limpos
Medicamentos
Mudanças Hormonais
Baixa imunidade

Sintomas Mais Comuns da Gengivite

A gengiva inflama e apresenta uma coloração avermelhada e até arroxeada, ficando inchada e sensível durante a escovação e só incomodam quando a região é tocada. Ela é tão imperceptível que é comum pessoas apresentarem gengivite sem saber.

A pessoa pode apresentar mau hálito constante, gosto ruim na boca, os dentes podem parecer mais longos por haver retração da gengiva, a forma que o dentes se encaixam pode mudar, podem ser formadas bolsas de pus ao redor dos dentes.

Consulta médica

É importante apresentar ao médico os sintomas, a quanto tempo começou o problema, qual a frequência que você escova os dentes, se faz uso do fio dental, se utiliza medicamentos. É importante ser honesto em todas as perguntas para que o diagnóstico seja dado o mais breve possível.

O médico fará uma avaliação bucal examinando dentes, gengivas e bochecha, observará se há acumulo de placas bacterianas e tártaro nos dentes, se não estiver claro o médico poderá pedir exames específicos para o diagnóstico final.

Tratamento

O tratamento é feito pra reverter os sintomas e evitar que o problema se agrave. Será necessário uma limpeza para remoção de tártaros e placas, o médico deverá mostrar a forma correta de escovação e uso dos fios dentais, deverá fazer acompanhamento do paciente e eventuais limpezas até que o problema seja resolvido.

Prevenção

Para prevenir que o problema retorne, escove os dentes corretamente, passe o fio dental e finalize com um enxaguante bucal. Também é necessário visitar o médico pelo menos duas vezes ao anos pois, se apresentar algum problema ele pode ser tratado já de inicio sem se agravar.

Comente!

Assuntos relacionados

© 2020 - Cheia de Charme